espaço de reflexão sobre assuntos mais ou menos esquizofrénicos...

novembro 24, 2005

LUZES DE NATAL NA RUA

Isto das luzes de Natal nas ruas dá que pensar. Porque é que as põem tão cedo?
Será para nos lembrar que em breve vamos ter que gastar rios dinheiro em prendas... ou é apenas para aumentar os gastos das Câmaras Municipais em electricidade?...

Imagino as conversas entre os Presidentes de Câmara e os vereadores...
-“ Epá…ohhh pessoal! Já veio cá o homem da EDP contar a luz do Município? É que se não vier, acumula... e depois temos que pagar muito em janeiro... (a falar baixinho) ...e eu que ainda tenho que dar no Natal as ‘prendas’ ao construtores civis e aos árbitros que apitaram o jogos do clube cá da terra...”

Acho que para minimizar isto da energia gasta nos municípios em época de Natal, estas entidades deviam aderir à moda das torres eólicas... colocando a funcionar duas ou três no monte mais alto do seu concelho.
O problema aqui em Ourém é que assim já não dava para filmar a série Pedro & Inês no castelo… a não ser que as peculiares ventoinhas gigantes já existissem no tempo de D. Afonso IV!…

Cá para mim os Presidentes de Câmara estão é sempre com fogo no rabo… pois começam tão cedo a mandar colocar as luzes (dois meses antes) que qualquer dia, com o inevitável alongar da época de incêndios, fazem o pleno... tudo iluminado: as cidades, com as luzes natalícias a brilhar... e as aldeias, com os pinhais natalícios a arder!

E para que é que querem tanta luz de noite numa cidade como Lisboa?
É para ver-mos bem que nos assalta... ou para o pessoal se esquecer e andar de carro com os faróis apagados... e ser multado?!

Bem… e será igual em Paris?...
Se assim é, no Natal a chamada cidade luz passa a: cidade muita luz como o caraças… que à noite nem é preciso flash para tirar fotos ou sequer ligar os tubos de néon da fachada do Moulin Rouge para [ir-mos ver umas meninas e] ver bem a entrada?
E será que os jovens dos distúrbios recentes queriam apenas ajudar… ‘iluminando’ os arredores da metrópole sem recorrer aos ‘engenhos’ do Thomas Edison?!

O que me parece é que, nesta altura, um esquimó que venha de visita a qualquer cidade em Portugal pensa que está em casa... pois com estas luzes todas é sempre ‘de dia’!
Não deve estar longe a data em que, com esta claridade ininterrupta em época natalícia, os Centros de Dia para os velhotes são obrigados a trabalhar as 24 horas para respeitar a sua designação na lei!

Lights out…

3 Comments:

Blogger marCOX said...

as camaras não sabem é o que "adem" de fazer ao dinheiro!
um abraço

1:31 da tarde

 
Blogger Elvira said...

Gosto de iluminações de Natal, desculpa lá... ;-)

6:27 da tarde

 
Anonymous Anónimo said...

Oi.
Passei por aqui pra ler alguns textos.
Estão mto fixes!

12:51 da tarde

 

Enviar um comentário

<< Home