espaço de reflexão sobre assuntos mais ou menos esquizofrénicos...

dezembro 22, 2004

Coisas que me estranham - Parte II - 'Especial Natal'

Nesta altura do ano há sempre uma coisa que me estranha muito e me põe os intestinos a defecar fino… o Natal!
QUEM É QUE INVENTOU O NATAL?!
Há pouco tempo descobri que foi a Coca-Cola… mas na minha opinião foi um antepassado do Belmiro de Azevedo, que queria pôr a malta a consumir feita ‘parva’, para assim construir uma rampa de lançamento para a sua descendência, tendo para isso até pago direitos de autor ao Menino Jesus!

É a festa da família, onde tudo se junta, aqui há mais hipóteses, (que em qualquer outra altura do ano) de ver os nossos tios bêbedos a distribuir pizzas na casa-de-banho e as nossas avós a deixar cair as placas nos copos do champanhe!

Durante o ano todo não compro meias, fico à espera desta altura… até já comprei um empilhadorzito a gás, para descarregar as paletes de meias que me dão todos os anos! As minhas tias devem pensar que eu sou tenista, pois as ‘peúgas' são sempre daquela marca usada pelos pobrezinhos Nuno Marques e Sofia Prazeres! Mas vá lá… pelo menos fico com panos para limpar o pó! Só estou a ver o dia em que se formará os novos FP/MBCTOMN 25 de AbrilMovimento Bombista Contra as Tias que Oferecem Meias no Natal.

Estranha-me ainda a tradição de comer o bacalhau… pois com tantos pratos tinham logo que escolher o pior, ou pelo menos um com espinhas… deve ser para ver se a avó se engasga e o pessoal fica com a herança! Bem, se a consoada fosse salsichas com batatas fritas aos palitos e ovo a cavalo, eu ficava melhor servido… e pelo menos a avó não corria tanto risco, o que é bom para mim, é que a notas de €50 que ela me dá fazem-me falta!
Estranha-me ainda os Portugueses gostarem tanto de enfeitar com luzes um pinheiro de Natal que põe lá em casa! Quer dizer… já não chega os enfeites luminosos que lhes metem no verão por esse pinhais fora?!

No princípio desta análise referia que com o Natal tinha tendência para defecar fino… é por causa dos doces, claro! Mas pior é o bolo ‘do rei’… o homem já deve estar sem tesouro real… em todos sai uma peça de prata, o tal brinde! Mas aquilo é um bocado foleiro, (bem pior que as gravatas do Gilberto Madaíl) só serve para partir os dentes à malta!
A fava também não é melhor… o pessoal diz sempre: “Calhou-te a ti, para o ano pagas!”… mas no ano seguinte toda a gente se esquece! Já reparei que isto da fava é uma das coisas que Português mais se esquece … e também a governação do PS até 2002… pagar o IRS… …blá, blá, blá… blá, blá, blá!

As prendas! Quando é a abertura das prendas há sempre aquela exclamação que fazemos: ahh, que giro, obrigado!”… como se nós não soubéssemos o que aquilo era à mais de 3 semanas… pois assim que nos deram os embrulhos fomos logo espreitar! Quando eu era miúdo, no dia em que abria as prendas e elas eram carrinhos, já eles tinham a rodagem dos 1000 km feita, nem com a minha prima tinha feito tantos!
Mas pior é quando temos que disfarçar ano após ano com aquele sorriso estúpido:
AHHH… umas meias!!! Obrigado tia… estava mesmo a precisar!... E com raquetes… que giro!!!
Urra… urra… urra…

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Só por um texto como este, sobre o Natal, já mereces que te ofereça qualquer coisa. Toma lá mais umas meias com raquetes e um pijama pró inverno.

boas festas,

O Almeida

4:13 da tarde

 
Blogger mada said...

Viva Bruno.
Um Natal Feliz e um grande ano de 2005.
Madeiras.

9:42 da tarde

 
Anonymous Anónimo said...

e já curtiste essa nova raça k se apoderou no nosso país no ultimo mês de Desembro????
Os cabrões dos pais natais de telhado são a pior escumalha de imigrantes k apareceu ultimamente...e depois vêm com akela lingua estranha tipo; OH!OH!O!
e FELIZ NATAL e o tanas!!!!! fds e até sobem aos telhados com uns escadotes ridiculos de plastico...o lk aconteceu ás renas e eo trenó???....palavra d´honra!!!
e eles vêm trabalhar onde??? limpã-chaminés n são ....de certeza cumps

MIGUEl

12:19 da manhã

 

Enviar um comentário

<< Home