espaço de reflexão sobre assuntos mais ou menos esquizofrénicos...

março 28, 2006

Q DE QUÁ QUÁ

No outro dia ouvi esta expressão e não a posso deixar passar em branco…
Alguém perguntava qualquer coisa a um amigo meu, que respondeu:
“escreve-se com q de quá quá”…
Quer dizer… MAS ONDE RAIO SE FOI BUSCAR ISTO DO ‘Q DE QUÁ QUÁ’… passou tudo a pato OU QUÊ?!!!

Ainda se fosse a minha vizinha a dizê-lo…
Ela é que é uma autêntica pata-choca… que só me apetece atirá-la para debaixo do Alfa-Pendular Lisboa-Porto! Ele que passa aqui tão perto!

Se bem me lembro, este hábito foi apanhado na escola primária…
Deve ter a ver com o facto de nós aprender-mos primeiro a ‘fala’ dos animais e só depois as letras.
Então a ‘coisa’ devia ser: Q de quá quá… A de aõ aõ… M de miau miau, mééé mééé ou muuu muuu … U de uííí uííí… C de có cró có… P de piu piu… S de sss sss… I de ióóó ióóó… … Não sei se deu para perceber mas estavam ali porcos, cobras, burros, o ‘Emplastro’, o José Veiga, etc?!...
Só não consegui fazer a ‘fala’ do Papagaio [nem do pessoal dos Morangos c’Açúcar]… é que esses conseguem representar um números de letras considerável… aí para mais de 10 ou 20!...

Mas isto não me sai da cabeça… e agora quando vejo na rua a minha antiga professora primária, também me apetece atira-la para debaixo do Pendular… pronto, vá lá… pode ser para debaixo de um de mercadorias a gasóleo!
Por causa dela, eu próprio no outro dia me vi a dizer “q de quá quá”… quando tentava explicar a um ucraniano, à procura de alojamento na minha terra, como se escrevia quarto
Decadente!

Mas pior estão os fanhosos (não… não é famosos… é fanhosos!) quando têm que ir a uma repartição de finanças e também não sabem qual é ‘o papel’ que o atendedor lhes indica para preencherem…
-“Quá papel”…
-“O papel”… …


-“Quá quá papel”…
-“O papel”…
(Este último é um gago fanhoso)

-“Q de qual qual”…
(Este é um fanhoso a tentar explicar a mesma cena ao ucraniano)

6 Comments:

Blogger M.C.T.F said...

Qual o barulho das girafas?

4:03 da tarde

 
Blogger Bruno António said...

Será... tss tss tss?!
abrs.

5:24 da tarde

 
Blogger BlueShell said...

tens razão! E fartei-me de rir! Nunca tinha DEVERAS pensado nisso!
Uma semana cheia de coisas DOCES
BShell^^^***^^^***^^^***^^^^***
»»»***»»»***»»»***»»»***»»»***
«««***«««***«««***«««***«««***
»»»***»»»***»»»***»»»***»»»***
«««***«««***«««***«««***«««***

12:13 da tarde

 
Blogger Elvira said...

Linguagem de peruas... engripadas! ;-)

10:36 da tarde

 
Blogger BlueShell said...

Tenho andado "em baixo...."

Um FDS pleno de cores em azuis-mar
BShell^^^***^^^***^^^***^^^^***
»»»***»»»***»»»***»»»***»»»***
«««***«««***«««***«««***«««***
»»»***»»»***»»»***»»»***»»»***
«««***«««***«««***«««***«««***

10:52 da tarde

 
Anonymous Anónimo said...

Best regards from NY! cruise ship autopilot systems open road ferrari sport Acuvue bifocal contacts free sunglasses rn news cholesterol cruises Magaluf majorca hilton hotels corporate headquarters of norweigan cruise lines cruise deal Longaberger bentley book Carnival cruise lines tycoon 2005 island hopping a Accurate bookkeeping

5:35 da manhã

 

Enviar um comentário

<< Home